Pages

Subscribe:
.
'

24 de mai de 2012

Escala maior - Gaita

A escala maior é a base da maioria das músicas ocidentais, sendo muito importante praticá-la bem para ter mais facilidade enquanto se toca a gaita. Cada gaita diatônica tem uma tonalidade diferente - gaita em dó, em ré, em sol, etc. Quando se toca uma música que está no mesmo tom da gaita, se diz que está tocando na primeira posição. No resto deste artigo explico a vocês como tocar a escala maior na primeira posição da gaita.

Como tocar a escala maior na gaita

Em uma gaita em Dó, a escala maior corresponde a Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó. Vamos começar tocando a escala no meio da gaita, que é mais fácil:

2ª oitava: 4 -4 5 -5 6 -6 -7 7

Também é possível tocar a escala maior na primeira oitava, mas para isso é necessário dominar a técnica de bending. Veja como fica:

1ª oitava: 1 -1 2 -2bb -2 -3bb -3 4

Lembrando que o 'bb' na tablatura significa o bend de 2 semi-tons.

Por último, vamos ver como tocar a escala maior na terceira oitava:, que também requer um pouco de bending:

3ª oitava: 7 -8 8 -9 9 -10 10b 10

Confira esse vídeo para ver e ouvir as três oitavas da escala maior sendo tocadas na gaita:


Observação: o vídeo acima não é de autoria do aprendertocar.com

Teoria da escala maior

Tocando as tablaturas que mostramos ali em cima, você estará tocando a escala maior no tom da gaita. Por exemplo, se você está tocando uma gaita em Dó, a escala maior será Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó. Se for uma gaita em Sol, os mesmos buracos corresponderão às notas Sol Lá Si  Dó Ré Mi Fá# Sol. Na gaita em Mi, fica Mi Fá# Sol# Lá Si Dó# Ré# Mi, e assim por diante.

Por quê essas escalas tão diferentes são todas chamadas de escala maior? Por que o intervalo entre cada nota é sempre o mesmo. Da primeira para a segunda nota há o intervalo de 1 tom; da 2ª pra 3ª: 1 tom; da 3ª pra 4ª: 1 semi-tom; da 4ª pra 5ª: 1 tom; da 5ª pra 6ª: 1 tom; da 6ª pra 7ª: 1 tom. Da 7ª pra 8ª: 1 semi-tom. Ou seja:

Tom  Tom  Semi-tom  Tom  Tom  Tom  Semi-tom

Não é essencial para o gaitista auto-suficiente saber quais as notas que são tocadas em cada escala, mas isso é importante quando você toca com outros músicos ou se precisa escrever e tocar por partituras. Para aprender as notas correspondentes a cada buraco da gaita, consulte nosso guia de notas na gaita.

Exercício de escala maior

O treino da escala maior é um ótimo exercício. Comece exercitando na segunda oitava, que é a primeira tablatura lá em cima. Faça tanto a escala ascendente, que é a mostrada (do mais grave para o mais agudo), quanto a escala descendente, que é o inverso (do mais agudo para o mais grave). Ou seja:

4 -4 5 -5 6 -6 -7 7
7 -7 -6 6 -5 5 -4 4

Toque cada nota individualmente, com o cuidado de não soprar/aspirar mais que um buraco ao mesmo tempo. Comece devagar, tocando notas longas, e vá acelerando gradualmente. Gradualmente mesmo, não adianta tocar uma vez devagar e correr na segunda.

Quando começar a se familiarizar a tocar a escala maior na segunda oitava, treine também na primeira:

1 -1 2 -2bb -2 -3bb -3 4
4 -3 -3bb -2 -2bb 2 -1 1

Praticou bastante? Agora é a vez da terceira oitava:

7 -8 8 -9 9 -10 10b 10
10 10b -10 9 -9 8 -8 7

É isso aí! Praticando a gente chega lá. Após alguns dias praticando a escala maior na gaita já fica mais fácil tocar músicas na gaita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário